quarta-feira, 5 de agosto de 2009

I Encontro em Rede - 15/06/09

Foi realizado no dia 15 de junho, o primeiro Encontro em Rede com os professores regentes do 1º e 2º anos do G4. O evento aconteceu na Escola Municipalizada Diogo Martins e contou com presença dos regentes de alfabetizção do G4 e suas respectivas gestoras.


Foram tratados temas de grande relevância no contexto do proceso de aquisição da leitura e da escrita. Os participantes puderam contribuir ativamente com as discussões e trabalhos em grupo.



As professoras durante a atividade de dinâmica.

O próximo encontro já está marcado para o dia 17/08/09, às 9 horas, na Escola Municipalizada Oliveira Bello.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Escola Municipalizada Professora Maria Rosa Magalhães


A Escola Estadual Profª Maria Rosa Magalhães foi fundada em 25 de junho de 1958 e municipalizada em 1996. Encontra-se situada na Estrada R.J. 14, s/nº, Praia Brava, zona urbana do 1º distrito de Mangaratiba. Conta com um total de 27 funcionários e 98 alunos, sendo 41 matriculados na Educação Infantil e 57 no Ensino Fundamental. Na direção da escola estão as professoras Fernanda de Sousa Lima Barboza e Aline Nunes Siqueira.
Sua história encontra-se intimamente ligada ao sonho de sua patrona, a professora Maria Rosa de Campos Magalhães, que destinou parte de sua vida a lutar para garantir a educação dos alunos da Praia Brava e Sahy. É graças ao empenho desta educadora guerreira que hoje temos esta querida escola a quem todos tem muito orgulho.
A Escola Mul. Profª Maria Rosa Magalhães tem como missão oferecer ensino de qualidade, calçado nos ideais da prática para o exercício da cidadania e o desenvolvimento de habilidades e interesses, e principalmente a valorização do aluno, buscando o envolvimento de toda a comunidade na gestão da escola.
O corpo docente da escola

Sua prática pedagógica é norteada por projetos a serem desenvolvidos ao longo do ano e de subprojetos desenvolvidos bimestralmente. Neste ano letivo, o projeto que merece destaque é “Ser Cidadão – Eis a questão”, que visa garantir aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem, pois sabemos que é a partir de uma educação consistente e efetiva que conseguiremos oferecer um futuro melhor para nossos alunos.
As professoras participando de Encontro Pedagógico.

Escola Municipalizada Diogo Martins


A Escola Estadual Diogo Martins (Municipalizada). Fundada em 1941, foi municipalizada em 05 de abril de 1988 de acordo com o Decreto nº. 315 .Localiza-se na antiga estrada imperial hoje Estrada São João Marcos, s/n, Bairro Nova Mangaratiba – RJ, em uma área suburbana, próxima a monumentos históricos como as Ruínas do Saco de Cima e o Pomar da casa Branca. Situa-se próximo a região pecuária, com muita vegetação e atende às comunidades rural e urbana tem em sua direção a professora Alessandra Andrade Cardoso e como diretora adjunta Cristiane Gonçalves da Costa, funciona em dois turnos com 06 turmas e 119 alunos, sendo 12 de Educação Infantil e 107 do Ensino Fundamental. O quadro funcional conta com 23 funcionários.

As diretoras Alessandra (à direita) e Cristiane (centro).
A Escola Estadual Diogo Martins (Municipalizada) tem como missão oferecer ensino de qualidade, superando obstáculos e as adversidades, incentivando a criatividade e a participação da comunidade escolar permitindo aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades, visando a formação de cidadãos conscientes de suas ações na sociedade.


A prática pedagógica é norteada por projetos permanentes e provisórios, tendo como princípio a disposição a abraçar todos os projetos externos que venham a contribuir com seus projetos próprios. No início de cada ano letivo os professores se reúnem para elaborar os projetos temáticos que construirão o Projeto Político Pedagógico. No ano letivo de 2009 a escola destaca o que considera ser seu melhor projeto e grande descoberta de motivação para discentes, docentes, responsáveis e comunidade local, que é o “Recreio Pedagógico” que acontece a cada 15 dias e é organizado pelos alunos, acompanhado e orientado pelas professoras e apresentado a comunidade. No recreio pedagógico a escola abre espaço para teatro, música, dança, pintura, poesia e todo tipo de arte que os alunos queiram apresentar. Toda a unidade escolar se envolve, este projeto está fortalecendo a equipe, aproximando a comunidade da escola, reduzindo a infrequência e disciplinando os alunos, à medida que precisam trabalhar em equipe, pois são eles que escolhem as atividades, dividem tarefas e organizam os ensaios. A equipe da escola acredita que valorizando as habilidades, delegando responsabilidades e abrindo as portas para a comunidade pode efetivamente ter significado para seus alunos e conseguir alcançar seu objetivo maior que é o ensino com qualidade.

Escola Municipalizada Oliveira Bello

Fundada e 06 de julho de 1968 e reinaugurada em 05 de março de 2001, a escola recebeu este nome em homenagem à familia Oliveira Bello, cujo patriarca era Francisco de Oliveira Bello.
Francisco era descendente de uma linhagem de pessoas influentes à epoca do Império. Sua fazenda ocupava quase a totalidade das terras de Itassunema (hoje conhecida como Junqueira).
Sua esposa, Dona Dulce, também teve papel de destaque na comunidade local, emprestando seus conhcimentos de professora para alfabetizar os adultos e as crianças daquela comunidade. Ainda hoje existe morador que foi alfabetizado por ela. Por isso, se fez justíssima a homenagem ao sobrenome Oliveira Bello, dado como registro a Escola de Junqueira.

Escola Municipal Professora Cecília Ferraz




A Escola Municipal Professora Cecília Ferraz recebeu este nome em homenagem a uma ilustre professora do município e moradora do distrito de Itacuruçá.


Fundada em 11 de novembro de 1988 no governo de Cândido José da Costa Jorge, situada à Avenida Barão de Drubsck, s/nº, Itacuruçá, tem em sua direção a professora Claudia Martins Rosa e como diretora adjunta Solange Rostin de Souza Machado, funciona em dois turnos com 11 turmas e 179 alunos, sendo 116 de Educação Infantil e 63 do 1º Ano do Ensino Fundamental. O quadro funcional conta com 41 funcionários.